quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Em Paris toda esquina tem... ou quase toda!


Já que a nossa amiga não tem tempo nem pra respirar, eu vim aqui fazer uma boa ação e escrever alguma coisa de inútil aqui.

E nada melhor do que falar de Paris!! *-----* 


Charmosa e cheia de surpresas, não pude deixar de reparar algumas coisas que sempre se repetiam ao longo das minhas andanças por lá. Assim como aqui em BH em toda esquina tem um bar, um salão de beleza e um supermercado, lá em toda esquina tem:



Uma PADARIA, ou melhor uma botique que vende pão. Você passa lá na frente e fica igual cachorro olhando forno de frango assado. Um cheiro bom, e aquelas coisas maravilhosas igual de filme. Não é mentira, a famosa baguette francesa é o melhor pão que já comi! E sim, as pessoas carregam ele debaixo do braço! Outra coisa que tem nas "boulanguerie" são os croissant, eu não imagina que seria tão bom!! Mas pasmem, descobri que um único corasiont tem assustadoras 500 calorias!! =O




Uma lanchonete que vende GYROS e  outras comidas  árabes... sei lá se é Árabe mesmo, mas sei que estão por todos os lados! Um letreiro brilhante/neon (apesar desse na foto não tá brilhante), uma pedaço gigante de carne no espeto e a farofa rolando solta!!




Uma LOJINHA DE SOUVENIR, claro que tem, em que lugar turístico não tem? Mas lá não é só em toda esquina, mas é no meio, na rua, na praça, no metrô, no restaurante. Torre Eiffel de todos os tamanhos, cores e formas, sim, formas.... Por isso que você ganhou um chaveirinho  da Torre Eiffel de lembrança da sua amiga, eles vendem até no quilo se você preferir... "é 10 por 5, é 10 por 5, é 10 por 3 é 10 por 3, é 20 por 2, é 20 por 1"...








Uma FARMÁCIA, sim, em todo lugar tem uma farmácia. E eu vi mais cosméticos do que remédios dentro delas... aquelas marcas de filtro solar, hidratante, anti rugas, caaaras que vendem aqui, lá são tão mais baratas, que vc chega aqui e não tem coragem de comprar nada.




Assim com as farmácias, as lojas de cosméticos e perfumes estão por todo lugar. Váaaarias, marcas, cores, cheiros, pra todos os gostos e bolsos.     



 


Um
JAPONÊS. Japonês tem em todos os lugares, não só em Paris, mas no mundo todo. Eles sempre estão tirando fotos, claro. O pior é quando tiram foto da Monalisa no Louvre. Porque raios alguém tira foto dela, somente dela?? (Siiiiiim, vc já tirou ne?) No google tem, e com qualidade bem melhor (Os coitados levam a culpa sozinho... não são só eles, todos tiram, menos eu!!). Não sei como as pessoas falam : Enquanto você está dormindo, tem um japonês estudando…







Um BRASILEIRO. Assim como o japonês, brasileiro tá por todo lado, eu inclusive era uma. Mas eu não fiquei tirando foto em frente a torre  com a camisa do Flamengo (ou com a bandeira do Galo). Ao contrário dos japonas, os brasileiros nem são ricos, não sei como eles conseguem estar em todos os lugares =D




 Um "estacionamento" de bicicleta. As VÈLIBS, como chamam os franceses, funciona desde 2007 e estão em todo canto (Me parecem que são 1.400 estações, segundo a prefeitura, elas estão a cada 300 metros). É só você passar o cartão e liberar a bicicleta para você sair andando por ai. www.en.velib.paris.fr

Se não fossem as nossas montanhas, seria uma boa pedida!





Le Procope
 Uma BRASSERIEEram onde tradicionalmente se vendia cerveja  e pratos a culinária típica dos fabricantes de cerveja, mas atualmente funciona como um restaurante sofisticado. Na verdade é confuso de destinguir um Bistro de  uma Brasserie e de Restaurante, mas todos os três estão por toda parte, assim como os Cafés!!  E como diz minha adorada tia: "Não tem nada melhor que chegar no Le Procope e a moça tirar se casaco!!"                                                         
Bofinger


METRÔ.  Não é o maior do mundo, nem da europa, mas pra quem tem uma linha de metrô, com 19 estações e 28Km de extensão, eu estava no paraíso!  Lá são 16 linhas, 300 estações e 213km de extensão, uma maravilha de transporte!! Dizem (o wikipédia)  que assim como as vèlibs, existe uma estação a casa 300 metros, verdade ou não (acho que é verdade), eu queria um desse aqui!





Um MONUMENTO! Hahaha,  ninguém sabe disso, essa é novidade, mas não deixa de ser verdade! (rimou =P)



Um CINEMA. Igual aqueles de filme, na rua e não no shopping... O melhor é que sempre tem seções de filmes antigos. 





E pra finalizar, um FRANCÊS bem educado, ao contrário do que todos dizem  os franceses foram bem educados e até falaram (tentaram) inglês comigo!!  Eu não sei o que as pessoas arrumaram, mas fui sempre bem tratada!



Au revoir!!



Um comentário:

  1. Aahhh gente, que amor de post! Deu vontade de ir correndão pra Paris! Brigada por me encobrir, Figlia :D

    ResponderExcluir